ATENÇÃO

ABERTO A PARCERIAS!!


segunda-feira, 1 de março de 2010

CRIANDO UM CABO "NULL MODEM" (RS232)






Elaborado por João Freitas Brandão Neto
www.xpnopendrive.blogspot.com




Neste tuto vou explicar como criar, de maneira bem simples, um cabo "null modem" para conectar o receptor de satélite MaxFly MF-2000+ ao pc.

AVISO: Não garanto que este seja o padrão tradicional null modem, pois nele foram feitas apenas as conexões necessárias pra comunicação do MF-2000 com o pc. Já vi na net e mostrarei aqui um esquema de cabo usando os 9 fios do conector.

Muitas vezes, quando se tenta fazer a atualização do MF-2000 via USB, ele trava e fica uma letra "E" (provavelmente de "Error") aparecendo no visor dele. Com o cabo null modem vc pode conectar o receptor no pc e atualizá-lo via Windows, usando um programinha chamado "MultiView 5119" que vc encontra (muito dificilmente) por aí na net ou baixa diretamente do site da MaxFly -=- www.maxfly.com.py -=-

Agora vc vai me xingar: "kralho, como eu vo baixar essa porcaria se ninguém mais consegue entrar no site oficial da MF ?!?!"
Calma... esse assunto mereceu uma postagem só pra ele aqui no blog, mas já adianto o resumo: acesse o site através de sites "proxys" e pronto.. 100% testado e aprovado!

Agora vamos ao que interessa. Lembrando que o cabo null modem tem diversas funções! Na linguagem técnica: serve pra conectar e transmitir dados em série entre um equipamento DTE (Data Terminal Equipment) que é o pc e outro DCE (Data Circuiting-Terminating Equipment) que pode ser um receptor de satélite como o nosso caso ou um modem por exemplo.

O QUE VOCÊ VAI PRECISAR:

- 2 Cabos de mouse com entrada serial (aquele de 1900 e MS-DOS)



OU

- 1 Cabo deste mesmo mouse antigo e 3 conectores do tipo jacaré

http://www.altanatubes.com/imagens/produtos/2116/Jacare30mm.JPG


Os cabos, até onde eu percebi, seguem um padrão de cores dos fios: Azul, Verde, Branco e Alaranjado. E sempre se conectando aos mesmos pinos do conector DB9 (o conector serial). Se mesmo depois de ver o esquema ainda tiver dúvidas quanto à pingem, vc pode verificar isso através de um multímetro simples e ajuda de agulhas para conseguir contato lá dentro do conector.

Montei um esquema pra demonstrar a ligação dos fios dentro do conector:


O esquema é bem simples. Notem que deve haver uma inversão entre o pino 2 e o 3 de cada conector, ou seja, o fio do pino 2 do receptor deve se conectar com o pino 3 do pc e vice-versa. Isso pq os pinos 2 e 3, no pc e no receptor, são pinos de "Data send" e "Data recept"

O fio 5 é apenas terra (ground), por isso mantem-se a ligação 5-5

O fio branco deste cabo não foi usado, por isso não aparece no esquema. Mas pra quem quiser saber, ele está ligado ao pino 7 do conector.

No caso de você não ter 2 cabos de mouse, citei os conectores-jacaré que podem quebrar um galho na hora de fazer a conexção pc-receptor.

Abaixo vão mais algumas fotos de cabos null modem seguindo este padrão que expliquei, porém com mais conexões envolvidas:

Esta acima diz ser do receptor AzBox, porém notem que ainda possue o mesmo esquema 2-3; 3-2; 5-5




Isso é tudo. Desenvolvi este tuto a partir de um vídeo que vi no www.xat.com/mf2000
Ficam os créditos e os meus parabéns ao dono do vídeo. Apenas transcrevi a idéia dele de maneira mais didática.

Abraço a todos! =]




11 comentários:

  1. blz. gostei muito das explicaçoes. so q fiquei em duvida se as codificaçoes serao com todos os canais codificados

    ResponderExcluir
  2. se eu entendi oq vc falou, a resposta é sim...

    porém naum tenho certeza se entendi bem sua dúvida.. a q codificações vc se refere: do cabo ou dos canais?? por favor explique-se melhor pra q eu possa te ajudar melhor =]
    oq vc está tentando fazer afinal?

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, como vai, to com um problema por aqui, tenho um receptor telesystem F1.2 e o meu sinal só é liberado pela net tem de tar conectado com o meu pc notebook da semp toshiba o mesmo n tem saída serial e comprei um adaptador serial já instalei o adaptador td certinho pois conectei um mouse serial e o mouse funcionou normalmente, só que no momento que ligo o receptor simplesmente não conecta com mesmo, o receptor telesystem f1.2 ligo no adaptador usb serial rs232 da clone conectado na saída usb do notebook com esse cabo serial null modem que eu mesmo montei com os fios 2 e 3 que laranja com verde e verde com laranja ligados cruzados e o 5 que é azul com azul e não funciona. Será que tem solução pro meu caso, se tiver me dê uma ajuda, sem mais grato pela atenção

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Célinho... se seu objetivo é conectar o receptor ao notebook para atualizar o firmware, então vc não verá nenhum "Novo hardware encontrado" qdo conectar o receptor... vc vai precisar do loader desse receptor ( o programa q gerencia o firmware ) e o arquivo .bin q é o próprio firmware. Só através do loader é q vc vai enxergar a conexão com o note.
    Ou se vc quer conectar o receptor ao note pra usar algum tipo de emulador de card sharing ou coisa parecida, a dica é a mesma: no windows não aparece nada, só através do programa emulador.

    Se nada disso funcionar, tente montar outro modelo de cabo usando os eskemas que mostri no tuto ou ainda procurar por um modelo específico de cabo pro seu Telesystem F1.2

    espero ter sido útil..abraço!

    ResponderExcluir
  5. oi João F. B. Neto! É possível fazer o ke vc disse acima, "conectar o receptor ao note, por meio de um cabo NULL + adaptador (usb_rs232) pra usar algum tipo de emulador instalado no note e este conectado a um roteador wireless"? O emulador não procurará o receptor na porta serial (rs232) e não na porta usb do note? Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Olá Ademar,

    é possível sim, pois a partir do momento q vc usa um adaptador USB > RS232, o note entende q akela naum é mais uma entrada USB e sim uma RS 232. O emulador pode ser instalado tranquilamente no note pois o windows dele é igual ao windows de um pc comum (desktop), sendo assim, não apresenta nenhuma incompatibilidade com o programa. ( a não ser q seja windows 7, aí já não garanto q seja 100% compatível, tanto no note como no desktop, pois como eu disse, o problema está no sistema (windows) e não no console ( note ou dsktop) ).

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se em uma das pontas daria para colocar um pino PA pequeno. Para eu atualizar meu Azbox Bravissimo Twin. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. Mt bom o post meu chapa. Meu cabo Null Modem funfou blz.E olha q tive q usar um adaptador USB/Serial no meu Note. Mt obrigado e parabéns pela iniciativa!!!!
    Fica inclusive a dica pra quem tem Note sem entrada serial!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu posso retirar o cabo depois da atualizacao

    ResponderExcluir
  10. Este tal adaptador usbxserial sendo fêmea eu usaria a entrada USB dela?
    Tipo conector na traseira do pc, (serial macho), e sobraria a entrada usb, eu usaria normal a USB?

    ResponderExcluir