ATENÇÃO

ABERTO A PARCERIAS!!


terça-feira, 3 de novembro de 2009

[TUTORIAL] - Instale Windows 7 pelo pen drive





Elaborado / Modificado por João Freitas Brandão Neto

www.xpnopendrive.blogspot.com


Olá pessoal... como prometi há algum tempo, mais uma dica mto boa que encontrei aí pela net. Estou focando o Windows 7 porque passou a ser meu favorito (aliás, acho que deveria ser o de qualquer um), mas a dica vale tanto pro Vista como pro Seven.

Não lembro onde peguei esse tuto por isso não não darei créditos a ninguém, até mesmo porque ele já tem de kilo aí pela net hehehe. Só estou dando uma organizada para que fique mais didático pra todos.

Requisitos para este tuto:

-> Usar uma máquina que já esteja rodando o Vista ou o Seven

-> Rodar o prompt como Administrador (botão direito no menu do prompt > "Executar como administrador")

-> Um pen drive de 4GB no mínimo

-> Um DVD ou pasta do HD do Windows Vista/Seven de 32 ou 64 bits.


No prompt, rode o comando "diskpart" sem aspas. Ele pode demorar alguns segundos para iniciar, mas quando estiver carregado aparecerá à esquerda DISKPART>.

No prompt dele, digite:

list disk

Ele vai mostrar os discos, status, tamanho. Identifique o seu pen drive pelo número: Disco 0, Disco 1, Disco 2, Disco 3, etc. Para saber qual é seu pen drive, observe a capacidade, já que seu HD deverá ser bem maior. Se estiver em dúvida, rode o comando com e sem o pen drive plugado para ver o que muda.

Agora selecione o disco, digitando:

select disk 1

Troque o número 1, naturalmente, pelo número correspondente ao seu pen drive.

Rode estes comandos, dando enter após cada linha:

clean

create partition primary

select partition 1

active

format fs=NTFS

assign

exit

Você sairá do diskpart, mas ainda não terminou.

Nota: você poderia formatar o pen drive pela interface gráfica do Windows, mas seria necessário recorrer ao diskpart para marcar a partição como "ativa". Por isso vale a pena citar os passos já no diskpart :)

Agora insira o DVD do Windows no drive (se vc estiver usando DVD, lógico) se não, mova a pasta contendo os arquivos de instalação para a unidade C:\ (apenas pra facilitar a sintaxe dos comandos no DOS)

Ainda no prompt (mas já fora do diskpart), alterne para a unidade do CD/DVD ou pra pasta dos arquivos.

Para os que vão usar DVD, supondo que seja a unidade D: , digite

d:
cd d:\boot

Isso te leva para a pasta boot do DVD do Windows. Rode o bootsect para tornar o drive bootável. Assim:

bootsect /nt60 e:

Onde E: corresponde à letra da unidade do pen drive e deverá ser substituída caso seu pen drive esteja com outra letra (informação óbvia, mas ainda necessária, acreditem).

Se vc não estiver usando DVD, então substitua cd d:\boot pelo caminho da sua pasta, por exmplo cd c:\Win7

Ao usar o diskpart você limpou o pen drive, criou uma partição, ativou-a e formatou-a em NTFS. Segundos depois de concluído o pen drive deve ter aparecido no "Computador" do Windows Explorer. Caso não, tire o pen drive e recoloque, para ver que letra será atribuída a ele. Repare que agora estamos trabalhando com letras das unidades e não mais númeroscomo foi feito no diskpart.

Dado o bootsect como explicado, o pen drive é bootável para o Windows Vista ou 7. Só que ele ainda não tem os arquivos do sistema, obviamente.

Agora vem a parte mais fácil, sem segredos: copie todo o conteúdo do DVD ou da pasta do Windows para o pen drive. Você pode pular as pastas de documentação ou extras, mas mantenha as essenciais. Na dúvida, copie tudo.

Você pode copiar usando o Windows Explorer mesmo, desde que copie "certo", deixando os arquivos da raiz do DVD na raiz do pen drive, e não criando uma pasta dentro do pen drive e nela colando o conteúdo do DVD (isso ocorreria se você copiasse o DVD clicando no ícone do DVD com o direito, na janela Meu Computador, e colando depois dentro do pen drive).

Pronto! Você tem um pen drive de boot do Windows Vista ou Windows Seven, basta dar boot com ele, selecionando na BIOS da máquina a opção de boot pela porta USB. Se sua máquina tiver a opção de "F11 para Boot pop up menu" ou qualquer coisa parecida, ou seja, selecionar o drive de boot sem precisar entrar na bios, é melhor. Pois, diferente do que foi explicado no tuto do XP no pen drive, este pen drive não possui o "boot.ini", logo, ele não sabe guiar a instalação depois que o pc reinicia. Sendo assim, se vc mudar o boot na BIOS e sair de perto do pc, ele vai reentrar na instalação toda hora que o pc reiniciar. RESUMINDO: Dê o boot pelo pen drive UMA ÚNICA VEZ!

O que foi explicado aqui usa comandos nativos do Windows Vista/Seven, que não existem dessa forma no Windows XP. Se você usa o XP, precisaria recorrer a alguma ferramenta de terceiros para criar um pen drive de boot, sendo mais complicado.

E para encerrar, para quem ainda não sabe ou tem dúvidas a respeito do Seven, lhes garanto que é o melhor sistema operacional já lançado pela Microsoft!!! Não por ser o mais recente, mas sim por merecer os adjetivos.

Digo isso por exepriência própria... Rodo o Seven Ultimate (ou seja, o mais fodão) num Sempron 2800+ (1.6Ghz) com 2GB de RAM e 512 de vídeo GeForce 6200 e lhes garanto que está rodando grotescamente mais rápido que o Windows XP !!! Inclusive os aplicativos e jogos... Se vc quiser usar a versão 64bits, use sem problemas... vc pode ter um pouco de dificuldade para encontrar os drivers, mas se vc não encontrar no site do fabricante, execute o windows update que lá vc encontra mais coisas, como acontecu com meu som =). Mas fora isso, a versão 64bits roda os programas de 64 a 64 (claro) e os de 32 em 32bits mesmo, sem prejudicar o desempenho do sistema. Requisitos mínimos do Seven: 1.0Ghz de processador, 1GB de RAM e 128MB de memória de vídeo. Ele só pe um pocuo exigente em vídeo, confesso, mas vale muuuuito a pena \o/

Para mais informações, pergunte ao Tio Google "Vista x Seven" sem aspas que vc vai encontrar vários comparativos entre esses sistemas. O mesmo vale pro XP x Seven

25 comentários:

  1. ola tudo bem sou do blog
    http://explicacaodanet.blogspot.com/
    e queria fazer uma proposta gostaria de postar no meu blog
    seria uma forma de me ajudar e a divulgar mais o seu mande recado se interessar

    ResponderExcluir
  2. ola não achei nenhum banner ai no blog para colocar no meu blog

    e a respeito de vc virar autor do meu blog
    tomara que você aceite ai agente conversa umaa forma de fundir seu blog com o meu "ampliar os negocios" kkkk
    me add no msn
    felipe@bandeira.com.br

    ResponderExcluir
  3. Legal cara, vou tentar fazer, se der certo eu volto pra falar, um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, pelo tutorial, esta explicando passo-a-passo, é só seguir que da certinho.
    Abraço e fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu blog, aprendi muito, pois vc explica melhor e mais detalhado, valeu mesmo

    ResponderExcluir
  6. Uso o XP..e usei o Windows7-USB-DVD-tool para criar o pen drive com windows 7...meu problema é o seguinte..ligo o PC e aperto F8 para o "Boot pop up menu" e escolho o boot pelo pen drive. Até aí tudo ok, mas ele fica na tela preta com o tracinhos piscando no canto superior esquerdo po uns 5 segundos e depois reinicia..

    o que pode estar acontecendo?

    desde já, vlw aew!! =]

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcos,

    experimente testar esse pen drive num pc de um amigo seu... moderno de preferencia hehehe... se acontecer a mesma coisa ou algum outro erro q não permita q a instalação continue, então provavelmente o erro é no pen drive msm... siga o tuto acima q não tem erro ;)

    ResponderExcluir
  8. Bom post!

    mas eu estou com um problema...
    faço tudo do tuto passo a passo e quando no netbook tento arrancar pela usb ja depois de safer a seleçao do boot apareçe "NTLDR is missing" ja tentei varias vezes e ja repeti ate varias vezes o processo!
    Cumps

    ResponderExcluir
  9. Parece q seu problema é q não está dando boot pelo pen drive de fato, e sim pelo hd, que se estiver vazio, acusa falta do NTLDR (NT Loader). Verifique tb na raiz do pen drive se existe um arquivo NTLDR lá. Se não existir, copie oq está na raíz do DVD ou imagem ISO do windows 7 q vc tem, pra dentro da raiz do pen drive e o problema deve estar resolvido.

    ResponderExcluir
  10. Cara muito legal testado e aprovado, ja quebrei muito a cabeça com isso, mais com esse tutorial fico facio de mais.
    valeu abraços

    ResponderExcluir
  11. Cara Muito bom, graças a vc e a esse Tutoo consegui formatar meu Netbook Vlw Mesmo Abraços \0.

    ResponderExcluir
  12. fiz tudo certo mais quanto xega a esta parte

    Para os que vão usar DVD, supondo que seja a unidade D: , digite

    d:
    cd d:\boot

    diz q o caminho cd d:\boot nao foi encontrado :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cria uma pasta com o nome boot no C:
      e copiar os aquivos do dvd nela, e manda novamente
      c:
      cd c:\boot

      Excluir
  13. segui todos os passos da explicação... FUNCIONA COMO UMA LUVA!!! muito obrigado!

    ResponderExcluir
  14. a instalação demora? muito pq fiz tudo passo a passo mas quando começa a instalar fica muito tempo na tela "a instalação esta sendo iniciada" e não passa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também estou com o mesmo problema e não sei como resolver, alguém ai sabe o que fazer?

      Excluir
    2. Provavelmente seu dvd de origem está com arquivos corrompidos ou com difícil leitura, pois pelo pen drive a instalação tende a ser mais rápida.

      Excluir
  15. Muito bom tutorial amigo, obrigado!

    ResponderExcluir
  16. tavez essa não seja uma pergunta muito inteligente mas... dps de seguir o processo todo preciso fazer algo no pendrive pra poder usar ele normalmente dps???

    ResponderExcluir
  17. Fiz Todos Os Procedimentos O Pendrive Deu Boot Mas Logo Q Inicia A Instalação, Pedi Para QuE Eu Procur ODispositivo Com O Drive A Ser Instalado. O Que PossoFazer?

    ResponderExcluir
  18. Ai amigo muito bem explicado, rodei a internet pra encontra só isso bootsect /nt60 e: pq não queria usa programas rs... Quero saber se posso publicar esta matéria no meu blog, claro que com s créditos para você e também deixar um link na postagem para o teu blog.. Manda um e-mail ;) edu2010pr@hotmail.com
    http://windows7aqui.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Como vai meu amigo? Venho tentando por muitas vezes formatar o netbook da minha enteada, nunca tive problemas com esse tipo de trabalho, porém essa é a primeira vez que faço com um pendrive. Já tenho o dispositivo pronto, com o SO Win 7 - 32 bits, o problema é que depois de tudo feito o mobo black fica pedindo pra reparar o win 7(recomendado) ou iniciar normalmente e assim continuamente até funcionar adequadamente, o que pode estar sendo feito errado? Estarei no aguardo.
    Um Abraço!!!

    ResponderExcluir