ATENÇÃO

ABERTO A PARCERIAS!!


quinta-feira, 28 de maio de 2009

Protegendo seu Pen Drive contra vírus 100% garantido!

Elaborado por João Freitas Brandão Neto
www.xpnopendrive.blogspot.com


De saco cheio com os vírus auto executáveis/auto copiáveis dos pen drives, resolvi fazer uma busca pela net e acabei descobrindo dois métodozinhos show de bola para manter seu pc e pen drive limpos!!!


Bora lá então:

1º MÉTODO: Programa Ninja PenDisk

Este pequeno programinha é de arquivo único, ou seja, não repcisa de instalação. Você apenas executa ele e automaticamente ele cai pra bandeja do sistema (ao lado do relógio).

Lá vc clica com o botão direito e configura ele para iniciar com o rwindows

O que ele faz:
- 1º > Ele desativa a execução automática em mídias removíveis, oq evita que um pen drive infectado copie vírus para seu pc;
- 2º> Cria uma pasta oculta com o nome de Autorun.inf : se fosse um mero ARQUIVO autorun.inf, o vírus simplesmente o substituiria pelo autorun.inf malígno. Mas se tratando de uma PASTA, a coisa muda de rumo: um arquivo não pode substituir uma pasta com o msm nome dele. Coisa do próprio windows, não me perguntem o porquê.
- 3º > e não menos interessante, ele tem sua própria base de dados de vírus (q pode ser acessada/modificada pela opção "View configuration" clicando com o botão direito no ícone da bandeja). Ou seja, toda vez q vc espeta um pen drive no seu pc, ele verifica os virus e os remove antes mesmo do autorun ser executado e espalhar o vírus

RESUMINDO: o Ninja PenDisk faz uma varredura dos vírus atuais no seu pen drive e ao mesmo tempo cria estratégias que protegem seu pen drive de contrair outros vírus de outros computadores. Estranhamente simples, não? =)

Então se vocês gostaram da idéia do programinha, que tal proteger seu pen drive de qualquer vírus de qualquer computador??

Calma, não se assustem, este é o segundo método que vou explicar...

o Ninja vai mto bem, obrigado. Porém, não evita q vc infecte seu pen drive com o executável do vírus, pois ele só protege da infecção do autorun.inf devido à criação daquela pasta. E como, a cada dia que passa, surgem novos vírus, nem sempre a base de dados do Ninja vai pegar todos os vírus.

Sendo assim, aí vai o...

2º MÉTODO: Bloqueando o Pen Drive contra gravação na raíz

Introdução:
Como já podemos perceber, os vírus de pen drive infectam exclusivamente a raíz dele, ou seja, a primeira janela q aparece qdo vc clica para abrir ele. Sendo assim, vamos bloquear a raíz do pen contra gravação e deixar somente uma pasta com permissão de gravação para que vc possa trabalhar com seus arquivos.

1º - Abra o windows explorer e clique com o botão direito do mouse sobre a letra q corresponde ao seu pendrive;
2º - Escolha a opção formatar e clique em SIM para confirmar a formatação;
ATENÇÃO: lembre-se de salvar os arquivos importantes para vc de dentro do pen drive, se não eles serão apagados na formatação!!
3º - Clique em Iniciar > Executar > digite "convert R: /fs:ntfs" sem as aspas. Lembrando q R: seria a letra do seu pendrive, então substitua pela letra q corresponde a seu pendrive;
4º - Crie uma pasta onde vai guardar seus arquivos, por exemplo, DADOS
5º - No menu ferramentas/opções de pasta... clique na aba "modos de exibição" e arraste a barrinha q tem no meio da janela até o final e desselecione a opção "usar compartilhamento simples de arquivo" e clique em ok;
7º - Volte ao seu pendrive e com o botão direito do mouse sobre a letra do seu pendrive escolha a opção "compartilhamento e segurança" clique na aba "segurança" e remova todos os "nomes de grupos ou usuários" existentes, em seguida clique no botão adicionar vai abrir outra telinha... digite "todos" e clique OK, daí vai voltar pra tela anterior, deixe selecionada somente a opção de permitir "leitura";
8º - Entre novamente no seu pendrive e clique com o botão direito do mouse sobre a pasta q vc criou dentro dele e escolha a opção "compartilhamento e segurança" clique na aba "segurança" e selecione todas as opções de permitir e clique em OK;
9º - Clique novamente com o botão direito do mouse sobre a letra do seu pendrive e escolha a opção "compartilhamento e segurança" clique na aba "segurança" e confira se está abilitada somente a opção de "permitir leitura";

Resumindo: O q vc acabou de fazer? Vc pegou seu pendrive q tinha sistema de arquivo fat32, transformou pra sistema de arquivos NTFS, liberou a pasta q criou dentro do seu pendrive pra acesso total e bloqueou a raíz do seu pendrive pra somente leitura. Fazendo isso inpediu q qulquer coisa seja copiada pra raiz do seu pendrive, só pode ser copiado algum arquivo pra dentro da pasta criada no pendrive. Feito tudo isso, fica impossível um vírus se auto copiar pra raiz do pendrive, pelas limitações q vc acabou de criar. De agora em diante vc poderá colocar seu pendrive em qualquer pc sem a preocupação de infecção por esse tipo de vírus.

Se quiser fazer o teste, fique a vontade... pegue qualquer arquivo do seu pc e tente copiar dentro do pen drive... vai dar um erro de falha de gravação... tente copiar o msm arquivo dentro DA PASTA q vc criou, então vai ver q ali sim vc copia tranquilo =)

Eu estou usando os dois métodos juntos e não estou tendo nenhum problema de incompatibilidade. Estou 100% protegido contra vírus auto executáveis/copiáveis!!!

Espero que tenham gostado das dicas. Um abraço!!!




64 comentários:

  1. Felício Imprevisto29 de maio de 2009 às 07:15

    Show de bola!!
    Já adotei a dica da pasta Autorun.inf!
    e pergunto: daria para evitar criação de pastas RECYCLER e RECYCLED?
    É que pen-drive não tem lixeira, mas alguns vírus criam falsas lixeiras para se esconder. Pior que o XP cai nessa, e protege estas pastas! E muitos anti-virus ignoram lixeiras!
    A dica com NTFS permite o uso do pen em Linux?
    Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Felício,

    primeiro, obrigado pelo comentário!!

    e qto as pasta RECYCLER e RECYCLED, o prblema se resolve qdo vc faz uso do 2º método que expliquei: transformar o pen em NTFS e rstringir a raiz pra somente leitura... desse modo, os vírus não conseguem fazer nada no pen drive... nem criar pasta de lixeira, nem copiar arquivos autorun.inf, nem executaveis..
    na vdde, a dica da criação da pasta autorun.inf, fica desnecessária se vc usa o segundo método, mas o prgrama Ninja ainda vai servir pra outras duas funções q mencionei.. por isso aimportância de usar os dois métodos.. por um lado vc protege o pc contra boua parte das ameaças e por outro vc protege o pen drive contra 100% das ameaças..

    qto a sua dúvida de linux, sinto não poder ajudar pois não mexo com linux (infelizmente).. mas não custa nada tentar se vc já tiver uma mákina com linux instalado ;)
    coloke o pen drive nela e tente copiar um arquivo pra raiz.. se der erro de cópia é pq funciona lá tb.. =)

    um abraço!

    ResponderExcluir
  3. MEUS PARABENS MUUUITO BOM EXCELENTE!!! VLW PELA DICA...

    ResponderExcluir
  4. Mas e na pasta que vc criou que permite gravação, os vírus não poderão se instalar ou infectar essa pasta?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,

    não... qqer vírus q entre no pen drive, sempre vai se auto gravar na raíz, onde está a pasta, mas não DENTRO da pasta... isso é regra geral: vírus não infecta pastas do pen drivee, somente a raíz!

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu utilizo o Pen Drive Blocker...

    ResponderExcluir
  7. como ele funciona??

    eu utilizo o NinjaPenDisk pq foi oq eua xei nos fóruns da vida aew e gostei do que ele faz.. além é claro da pasta especial que mostrei lá no tuto..
    mas dependendo como for esse Pen Drive blocker eu posso adicioná-lo ao tuto tb... e por favor me passe seu nome para eu lhe dar os devidos créditos caso eu edite o tuto.. ok?

    ResponderExcluir
  8. Bacana d+ João! Fiz um teste aqui e realmente o vírus não infectou a raíz do pen drive! Nem a pasta criada que permite gravação! O mais legal é que fica bloqueado em qualquer pc que vc espeta o pen né! Esse programinha tipo pen drive blocker só bloqueia se estiver instalado no micro! Solucionou o problema de pen drive que não tem trava física anti gravação! SHOW DE BOLA! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  9. O Panda usb vacine tbm cria o autorun.inf igual o ninjapendisk... to usando ele, é bom tbm!

    ResponderExcluir
  10. vlw então pessoal... ficam as dicas aí..

    ainda naum testei o pen drive blocker pq o arquivo veio corrompido e to meio sem tempo (provas finais na facul) pra ficar correndo atrás disso.. mas ainda esta semana eu vo atrás pra ver como esses outros programinhas funcionam e se gostar eu adiciono eles aki no tuto tb pro pessoal poder escolher... mais uma vez obrigado pela visita e reconhecimento ;)

    e respondendo ao 1º anônimo... o programinha é só pra dar uma ajuda com akels pen drives de amigos que vc naum pode blokiar como o seu... eles podem não estar blokiados.. mas pelo menos o vírus q tem neles não infeccta seu pc.. permanece no pen drive.. daí já é problema deles que naum conhecem esse blog ainda (eita modéstia rsrs).. mas é isso aí.. vlw pessoal
    em breve trarei novidades

    abraço!!

    ResponderExcluir
  11. Galera, meu pen drive agora tá dando um erro quando tento formatar ou gravar alguma coisa... fala que tá protegido contra gravação! Já formatei ele com um programinha partição mágica que tenho num cd mas quando carrega o windows ele não deixa gravar nada! hehe... Alguém tem alguma idéia aí pra ajudar? Valew!

    ResponderExcluir
  12. Galera, resolvi aqui... o pen drive blocker é meio sinistro! Tomem cuidado! rs... Eu havia instalado ele, e quando fui desinstalar pelo unisntall dele mesmo não deu, aí apaguei o diretório de instalação dele e as entradas dele no registro do Windows, só que parece que ficou gravado no sistema operacional que a unidade removível continuava bloqueada! Não deixava formatar nem gravar nada! Tentei vários programinhas pra formatar ou repara e nada! Resolvi reinstalar o Pen Drive Blocker e bingo! Consegui formatar normalmente! Meio sinistro esse programinha, melhor usar o esquema que o João passou que é super eficiente e serve pra vc espetar o Pen drive em qualquer pc! Se alguém tá com esse problema depois de instalar o Blocker acho que vai ajudar! Valew!

    ResponderExcluir
  13. Outra coisa que acabei de descobrir... não sei se foi só no meu caso mas consegui desinstalar pelo uninstall que tava dentro do diretório Pen Drive Blocker, dentro de arquivos de programas pq pelo uninstall que criou no menu iniciar-programas não dava...

    ResponderExcluir
  14. Afrânio,

    estranho vc falar isso do uninstaller do blocker... o uninstaller que está na pasta do arquivos de programas é o msm q está no menu iniciar :s hehehe.. mas em todo caso,v lw pelas observações... e aí vai outra dica... sempre q seu pen drive naum for possível de formatar pq dá akele erro: "protegido contra gravação" é 99% de chancees q vc resolve simplesmente usando o que ensinei no tuto.. clike botão direito na letra do pendrive e vá em segurança e compartilhamento.,. ative o controle total e tente novamente formatar o pen..... com certeza vai dar certo... ;)

    ResponderExcluir
  15. João, é estranho mesmo mas só desinstalou certinho no executável que tava no diretório do arquivos de programas... pode ser meu Windows que tá com algum pau tbm! O problema é que o blocker travou o pen drive de tal maneira que o sistema de arquivos do Pen Drive quando eu convertia ele, tanto pra fat32 ou ntfs não dava a aba segurança quando vc ia nas propriedades de compartilhamento e segurança! rs... Mas fica aí a dica, se alguém passar por isso derrepente ajuda! Mas o esquema que vc passou no tuto é o melhor que encontrei! Parabéns pela solução super prática!

    ResponderExcluir
  16. Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria “VARIEDADES” e estou na campanha “UM VOTO POR UM VOTO”.O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
    Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Venha apanhar um brinde, com assinatura de um design.Sua presença é muito importante para nós.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Hahah, apesar de eu já conhecer a segunda dica, você explicou de um jeito que até meu avô conseguiria fazer sozinho. Parabéns um milhão de vezes!

    ResponderExcluir
  18. Olá, estou com um problema, no meu windows xp não aparece essa guia "segurança".
    O que aparece quando chego no passo 7 é: Geral, Execução Automática, Ferramentas, Hardware e Compartilhamento... O que eu faço?

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    primeiro o mto obrigado ao primeiro anônimo (adorei a piadinha do avô uahuahuahua)

    pro segundo, respondo sua pergunta com outra pergunta... tem certeza q seu pen drive foi formatado em sistema de arquivos NTFS??
    somente com NTFS é q aparece a opção segurança
    confira aí e me retorne ;)

    ResponderExcluir
  20. mai e depois pra poder desbloquiar meu pendrive em outro pc nesse segundo metodo ?!?

    ficam inativas as opicoes....como faco ???

    ResponderExcluir
  21. pra gravar arquivos no pen drive em outro pc não precisa desbloquear... pois somentre a raiz estará bloqueada... as pastas internas estarão livres... a não ser q vc queira realmente gravar arquivos na raíz através de outro pc... daí é só seguir novamente o tuto.. desativa a opção "usar compartilhamento simples de arquivo" e aí vai aparecer a aba "segurança" qdo clicar em "propriedades"

    ;)

    ResponderExcluir
  22. Este gajo ou é estúpido ou é burro, primeiro porque se 2º método é tão eficaz, o primeiro nem conseguia funcionar.

    Além do mais os vírus a sério entram como administrador e mudam as permissões. por isso é igual a nada.
    Devem pensar que quem faz vírus anda a dormir.

    ResponderExcluir
  23. FAÇO QUESTÃO DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO AQUI EXPOSTO AMIGO LUSITANO...

    SE O GAJO AÍ PRESTAR BEM ATENÇÃO NO QUE LEU, VAI VER QUE NUNCA, EU DISSE "NUNCA" FALEI PRA NINGUÉM FAZER OS DOIS MÉTODOS AO MESMO TEMPO. QUALQUER UM QUE TENHA LIDO O TUTORIAL CORRETAMENTE ENTENDE ISSO, TANTO É QUE O BLOG JÁ PASSA DE 16 MIL VISITAS E, APENAS NESTA POSTAGEM 40 COMENTÁRIOS DE DÚVIDAS E ELOGIOS E APENAS O "GAJO" AÍ ENTENDEU TUDO ERRADO E MANDOU ESTA CRÍTICA SEM SENTIDO E SEM JUSTIFICATIVA PLAUSÍVEL.

    E PRA FINALIZAR, DEIXO MEU TESTEMUNHO QUE ATÉ HOJE (15/03/2010) NÃO ENCONTREI NENHUM VÍRUS COM ESTE "PODER DE ADMINISTRADOR" QUE VOCÊ MENCIONOU, ATÉ MESMO PORQUE PRA SE MUDAR AS PERMISSÕES DE PASTA É PRECISO SER PROPRIETÁRIO DA PASTA, QUE ALIÁS É OUTRA COISA QUE VÍRUS NENHUM MOSTROU SER CAPAZ ATÉ HOJE. E FIQUE À VONTADE PARA EXECUTAR O TUTORIAL EM SEU PEN DRIVE. VOCÊ VERÁ COM PRÓPRIOS OLHOS COMO FUNCIONA BEM. ALIÁS, BEM NÃO, EU DIRIA "PERFEITAMENTE"

    MAS LEMBRE-SE: USE "APENAS UM DOS MÉTODOS" GAJO AMIGO!!

    RESTRINJA AS PERMISSÕES DE PASTA E ME DIGA SE ALGUM DIA UM VÍRUS CONSEGUIR ENTRAR NELE. FICAREI FELIZ EM ATUALIZAR O TUTORIAL COM TAL INFORMAÇÃO ;)

    ENCERRO COM UMA FRASE PARA REFLEXÃO QUE GOSTO MUITO:

    "ANTES DE ME CRITICAR, ME SUPERE!!!"

    PENSE NISSO.....

    ResponderExcluir
  24. kkkkkkkkk
    até eu que sou meio leigo,deduzi que teria que fazer o primeiro depois o segundo método.
    Queria saber se posso fazer os dois métodos em mp4 tbm?
    muito obrigado e esta de parabéns pelo post,abraço!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá Urbano,

    o MP4, assim como o MP3 ou MPSeja lá oq for, todos possuem o mesmo tipo de memória "flash"... a diferença entre eles e um pen drive comum é q o pen drive tem somente função memória (q tb é flash), já os os MP* possuem um programa (firmware) q trabalha junto com a memória flash pra tocar musicas e videos...
    TODOS podem usar o tuto acima pra se proteger... depois de um tempo de experiencia própria eu recomendo mais o 2º méotodo (blokeio da raiz) pois o programinha pode se tornar meio incômodo as vezes (vc coloca um cd de programa e o cd naum abre sozinho pq o programinha desativou o autorun do windows ¬¬" )

    e mais uma vez... pra esclarecer... os 2 métodos são alternativos e não complementares... ou seja, OU vc usa o 1º OU usa o 2º, vlw pço?? ;)

    um abraço e qqer duvida tamo aew!

    ResponderExcluir
  26. "e mais uma vez... pra esclarecer... os 2 métodos são alternativos e não complementares... ou seja, OU vc usa o 1º OU usa o 2º, vlw pço?? ;)"

    Ola...BLZ de Tuto...Parabens...

    So uma perguntinha....

    Posso usar os 2 , se eu quiser,sem problemas ne ?
    O Primeiro so ira desativar o autorun e, se alguem tentar infectar-me com um keylloger pelo pen,ele nao sera executado ne?
    Abcsssss...

    ResponderExcluir
  27. Olá... em primeiro lugar.. obrigado pelos parabéns.

    em segundo, é possível sim fazer os dois desse jeito msm q vc disse.. aliás, é como eu estou fazendo hoje em dia no Seven, só q sem esse programinha pois o Seven já oferece esta opção... mas continuo usando pen drives bloqueados e autorun desativado no pc ;)

    abraço

    ResponderExcluir
  28. Meu caro Parabéns pelas dicas, segui os passos e realmente deu certo.
    Agora quero saber se esse método pode ser usado em hd externo.

    ResponderExcluir
  29. Com certeza amigo... apesar de terem tecnologias diferentes (disco rígido / memória flash), os dois se comportam da mesma maneira no windows: qdo conectados ao pc, sofrem a execução automática do windows... e se ali no hd tiver um vírus na raíz, tb vai infectar as outras partições do HD através do autorun.inf

    ;)

    ResponderExcluir
  30. Ótima dica, estava procurando há muito tempo um modo para proteger meu HD externo de virus, já tinha usado milhares de programas que prometiam proteger meu HD externo de qualquer virus mas nada cumpria o que prometia, por causa dessas malditas pragas já perdi uma vez quase 250 GB de arquivos no meu HD externo, mas esse 2º método é simplesmente sensacional, cumpre o que promete, já fiz o teste conectando meu HD externo em 2 Pcs cheios de virus, e ele continua intacto, vlw pela dica.

    ResponderExcluir
  31. Parabens pela otima dica, farei no pen drive e hd externo.

    Outra dúvida, como faço para proteger pasta e arquivos de um hd externo/pen drive de serem copiados, qdo os mesmos estiverem conectados em pc diferente do administrador?
    Existe algum metodo eficaz 100%?

    Obrigado,
    abs

    ResponderExcluir
  32. Olá Victor...

    obrigado pelo feed back ao blog.
    qto a sua dúvida, vc pode tentar usar tb o 2º método deste tuto, porém de forma diferente:

    abra a janela de permissões do arquivo ou pasta do mesmo jeito que fosse pra bloquear o pen drive.
    nos usuários com permissão, vc deleta todos eles e adiciona vc msm (a sua conta de usuário do windows), pois ela tem uma chave de registro unica. deixe esse usuário com controle total.

    adicione outra conta "Todos" com permissão de somente leitura, se não vc não vai poder ler esses arquivos/pastas em outro pc. se quiser modificá-los em outro pc, use a opção "Executar como..." clicando em cima do arquivo com botão direito do mouse... digite seu nome de usuário e vc passará então a ter controle total do arquivo em outro pc.

    pra encerrar, ainda na aba segurança, clike em "Avançadas".. vá em "Proprietário"...
    lá devem estar as contas de administradores como proprietárias, ou seja, qqer conta de usuário (de qqer pc)com privilégios de adm será proprietária do arquivo. mude pra sua conta isso tb e pronto.

    OBS.: TODAS ESSAS DICAS EU DEI SEGUINDO A PREMISSA DE QUE SE VC SE NOMEOU PROPRIETÁRIO, SÓ VC TEM PERMISSÃO PRA MECHER NAQUELE ARQUIVO. LOGO, AVISO QUE NADA DO QUE EU DISSE FOI TESTADO POR MIM AINDA, POR ISSO NÃO GARANTO A EFICÁCIA 100%, MAS ACHO QUE ISSO DEVE SER O QUE VC ESTAVA PROCURANDO. E POR FAVOR, SE DER CERTO, POSTE OS RESULTADOS AQUI TB PRA GNT OK?
    se a coisa funfar legal, vale até um UP no tuto com seus devidos créditos ;)

    abraço

    admin xpnopendrive

    ResponderExcluir
  33. Como faço para tirar o segundo método?
    Fiz isso no meu HD Externo mais agora não consigo tirar a opção de somente leitura!

    Ele travou até a pasta que criei dos Arquivos!

    Como faço!?

    ResponderExcluir
  34. Deixa pra la...
    Consegui...
    Mexi até não dar mais dai consegui...

    Quem quiser tirar essa proteção leia esse tutorial aqui
    http://www.baixaki.com.br/tecnologia/4953-seu-pendrive-esta-protegido-contra-gravacao-veja-como-resolver-.htm

    ResponderExcluir
  35. Rapaz, muito boa essa dica. Flw mesmo.

    ResponderExcluir
  36. Muito bom, em pensar que algo simples assim salva agente de ter que formatar a máquina por causa de vírus.

    ResponderExcluir
  37. mas em NTFS o pendrive deixa de funcionar em radios e outros?

    ResponderExcluir
  38. Sim.. os aparelhos com entrada USB para tocar musicas através de pen drive, só rodam pen drives com sistema FAT. Essa é a desvantagem =S

    ResponderExcluir
  39. fugindo um pouco do assunto

    erro de digitação ou esquecimento mesmo

    no tutorial vc pulou do 5º para o 7º passo no 2º

    método!!!! :P :P :P

    ResponderExcluir
  40. Belo post, ajudou bastante aqui.

    ResponderExcluir
  41. O segundo método já é furado hj em dia, pois os virus "re-convertem" automaticamente o pendrive para FAT e infectam o mesmo , nao tendo adiantado de nada ter transformado o mesmo em NTFS e mudado as permissões.

    é uma pena, mais até o presente momento NÃO EXISTE um método 100% seguro de se proteger um pendrive! Portanto mantenham seus anti-virus sempre atualizados !

    ResponderExcluir
  42. muito bom mesmo cara!!
    ajudou d++++

    ResponderExcluir
  43. Esse seu método é só pra windows xp?
    pois tentei no windows 7 e não achei muitos dos nomes que vc colocou !!

    se puder atualizar para funções do windows 7 agradeço

    fora isso muito boa a dica só não funcionou comigo por isso !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc consegiu bloquear pendrive seguindo as dicas dele usando o xp pois não conseguie

      Excluir
  44. da pra bloquear pendrive usando o windows xp

    ResponderExcluir
  45. Show de bola... funcionou perfeitamente, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  46. funcionou... só que eu consigo substituir a pasta criada por uma de mesmo nome!!! Terei problemas com isso? ...posso bloquear essa opção? fico no aguardo e desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  47. Não é tão 100% mas na maior parte das vezes funciona.
    Fiz um programinha em C que altera essas diretivas de segurança.
    Se alguem usar o mesmo código para apena desbloquear antes de copiar o virus, esse sistema já era. A unica coisa é que o programador da parada vai ter que bolar um jeito de descobrir se o hardware USB é um pendrive, e descobrir sua letra (F:\ G:\ H:\ etc)
    ou ele pode fazer para todas as letras mais comuns.

    ResponderExcluir
  48. mas eu fiz isso e não consigo mais acessar o pendrive! :(

    ResponderExcluir
  49. Ocorreu tudo certo, consegui adicionar as pastas padrões na raiz do pendrive e bloquear a raiz do jeito que queria, nunca mais pegar vírus...

    Utilizei o WIN7 e não precisei seguir o procedimento de "ferramentas/opções..." só foi necessário clicar com o botão direito na unidade do pendrive e seguir "propriedades/segurança" e seguir o tutorial acima.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  50. Show de bola o tuto. Parabéns !!!


    Será que esse método também protege partições do sistema operacional? Ainda não testei isso. Ex: um HD particionado (Disco C e disco D) e proteger a partição D realizando somente esse método das permissões (até pq o sistema de arquivos das partições do windows é NTFS por padrão) ou só funciona com fazendo isso em pen drives?

    ResponderExcluir
  51. adorei penninjadiskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  52. REALMENTE ESSE METODO É BOM PARA NÃO PEGAR VIRUS NA RAIZ DO PENDRIVER, POREM, MINHA PASTA FOI OCULTADA, SERÁ QUE FOI UM VIRUS?

    ResponderExcluir
  53. Parabéns pela postagem!
    Há imprescindível utilidade destes procedimentos no cotidiano.
    Sou Técnico em Informática, e estou utilizando ambos os métodos.
    Parabéns! Continue sempre postando...

    ResponderExcluir
  54. http://www.seututorial.com/2011/11/como-proteger-seu-pen-drive-e-hd.html

    ResponderExcluir
  55. Incrivel essa dica!
    O segundo método é bem mais eficiente, pois não necessita de instalação de programa algum.
    Claro, temos que mudar alguns hábitos quanto ao "Enviar para...", mas isso é só um pequeno sacrifício. :/
    Valews manolo

    ResponderExcluir
  56. HOJE SERIA MEU ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO!
    FIQUE BEM ONDE QUER QUE VÁ, O QUE QUER QUE FAÇA!

    ResponderExcluir
  57. Moderador.
    Faço vídeos de Conteúdo nos formatos AVI e MP4. Gravo no pendrive e disponibilizo para meus alunos estudarem. Teria como proteger o pendrive e os arquivos de serem copiados?

    ResponderExcluir
  58. VC é o cara!Show de Bola;Muito obrigado amigo

    ResponderExcluir
  59. Eu Prefiro o USBClean que é gratuito e esta disponivel no link http://www.bertinijr.com.br/usbclean/

    ResponderExcluir