ATENÇÃO

ABERTO A PARCERIAS!!


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

[TUTORIAL] - Usando nLite para personalizar sua cópia do Windows XP

Elaborado por João Freitas Brandão Neto
www.xpnopendrive.blogspot.com


Aprenda como deixar a instalação do Wi
ndows XP menor e mais leve. Neste tutorial você vai aprender como fazer uma personalização bem feita no seu XP e ter um bom entendimento do programa nLite para que você possa seguir a personalização do seu modo, se preferir.

DICA: SIGA OS TUTORIAIS NA ORDEM QUE APARECEM NO BLOG. FAÇO ISSO COM MEU WINDOWS E FICA REDONDINHO. PERSONALIZE E LIBERE ESPAÇO COM O NLITE, DEPOIS INTEGRE DRIVERS COM O DRIVERPACKS E POR FINAL MONTE TUDO NO SEU PEN DRIVE.




Tuto atualizado: 24/02/2009 - Remoção da dica "excluir drivers de impressoras e scanners". Descobri que faz muita falta. Uma vez homologado que a impressora "X" possui seus drivers no CD do XP, não consegue se encontar em lugar nenhum da net esses drivers separadamente. Apenas os drivers para win9x, Me e NT o.O
_______________________________________________________
Vamos lá então. O primeiro passo é baixar a versão mais recente do nLite por este link
O programa necessita do .NET Framework da Microsoft para funcionar corretamente. Baixe por estes links:

Para mais informações e dowload de outras versões, visite o Centro de downloads da Microsoft. Se você ainda não tinha o .NET FW instalado, instale-o primeiro e depois instale o nLite. E agora sim vamos ao passo-a-passo:

1º Passo: Preparando os arquivos necessários

-> É importante ter em mente que, se você deseja ter uma instalação “nLited” e “slipstreamed” (drivers integrados), é aconselhável seguir primeiro este tutorial. Ou seja, deixe primeiro o Windows do jeito que você quer e depois coloque os drivers integrados nele, OK?
-> Sendo assim, pegue então um CD de Windows XP, de preferência uma versão com SP3. Se não possuir um com SP3, não tem problema. Ensinarei também a integrar o SP3 oficial da Microsoft no seu CD de Windows, seja o mais antigo, SP1 ou SP2.
-> Copie o conteúdo deste CD para uma pasta qualquer do seu PC, por exemplo, C:\XPCD. Aproveite também para já fazer uma cópia dessa pasta, caso dê alguma coisa errada na personalização, pois é mais rápido copiar uma pasta do PC pro próprio PC do que do drive de CD pro PC. E faça isso sempre que for tentar uma personalização, creio que ajudará bastante nas tentativas futuras.
-> Se ainda não possui uma cópia do XP SP3, baixe somente o SP3 pelo link abaixo e salve em qualquer lugar do PC, por exemplo, na C:\ junto com a pasta do XPCD.

-> Baixe também o Internet Explorer 7 (o 8 ainda não é oficial, é beta, por isso só usarei ele no tutorial mais pra frente quando se tornar versão oficial, sem falhas) e o Windows Media Player 11. Neste link é necessário validação do seu Windows para baixar o arquivo. Se você não possui um Windows com chave original, baixe um desses ativadores que existem aos kilos por aí, ou pegue o arquivo do WMP 11 de outro site ou mesmo de um amigo que tenha o XP original e conseguiu baixar o arquivo.
-> Não tenho certeza, mas acho que na versão atual do nLite, ele trabalha com integração do WMP 11 também. É só adicionar o arquivo de instalação na parte de “Atualizações críticas e add-ons” junto com IE 7. Se isso não funcionar, eu sempre usei e recomendo o WMP 11 Slipstreamer, do site
http://www.boooggy.org/slipstreamer/
-> Baixe ele e as 15 atualizações de segurança para o WMP 11 também se quiser, pois o programa tratará de integrar todas elas na mesma hora da integração do WMP 11. Os links das atualizações encontram-se no mesmo site acima.
2º Passo: Usando o nLite

Execute o programa previamente instalado e siga o passo-a-passo conforme as figuras a seguir:

-> Selecione o idioma de preferência e clique em “Próximo”




-> Clique em “Selecionar” para escolher a pasta que deseja personalizar. No nosso caso, C:\XPCD. Em baixo aparecerá os dados daquela instalação: tamanho, tipo de Service Pack, etc...


-> Esta janela é para quem já possui um modelo de personalização. Clique em Importar, escolha o arquivo de configurações desejado e clique em carregar. Se esta for a sua primeira personalização, ou se você não quer usar um modelo antigo seu, clique apenas em “Avançar”.



-> Se sua cópia do XP ainda não possuir o SP3 integrado, selecione a opção “Service pack integrado” para atualizar sua versão do XP. Abrirá uma janela como esta



-> Nela você verá na parte de cima as informações sobre sua atual instalação e alguns links para baixar os service packs mais atuais, mas é o mesmo do link que passei ali em cima no tuto.
-> Clique em “Selecione” e escolha o arquivo de instalação do SP3 que você baixou. Clique em “Próximo” e deixe que o nLite faça o resto.
-> Mas se você já possuía uma pasta do XP com SP3, então você deverá pular esta etapa não selecionando aquela opção. Vai somente selecionar as opções como na figura anterior, sendo opcional a opção de “Criar uma imagem iso auto executável”. Selecione ela somente se, após a personalização, você já quiser gravar um CD ou criar uma .ISO para testar se a instalação se ficou tudo OK. Como testar sem gravar CD’s à toa??? Fácil !!!
-> Baixe o Microsoft Virtual PC 2007 SP1 e use sua .ISO modificada para o teste.
-> Ele é um programa bem fácil de se usar e tem um simples objetivo: simular um computador funcionando DENTRO do seu computador, com direito a BIOS e tudo mais. É bem simples de ser usado e evita de você ficar queimando CD’s à toa por aí. Teste sua personalização nele primeiro. Se der certo nele, com certeza dará certo num PC comum de verdade e aí sim use novamente o nLite para gravar o CD do XP personalizado. Digo isso pois, para quem não sabe, não basta abrir o Nero, adicionar a pasta modificada do Windows e mandar bala que a instalação não funcionará!!! O nLite é a maneira mais simples de gravar CD do Windows 100% funcional, pois ele dá o setor de boot necessário pro CD, já o Nero não faz isso, não tão fácil assim como o nLite =P


-> Depois de selecionar as opções lá em cima, vai aparecer esta janela. Nela você vai adicionar o IE 7 e suas atualizações de segurança disponíveis no Centro de download da Microsoft, basta procurar pelo código mostrado acima (KB947864 por exemplo) ou simplesmente “internet Explorer 7” e dentre os resultados você vai ver as atualizações disponíveis para o IE7.
-> Adicione também o WMP 11 e as 15 atualizações dele que você pode baixar pelo link que passei lá em cima. Eu, neste caso aproveitei e integrei também o Windows Installer 4.1 (WI41) e agora já existe disponível também o 4.5.
-> Lembrando que se der alguma coisa errada na integração do WMP 11, o nLite avisará sobre o erro. Daí então você deverá usar o WMP 11 Slipstreamer como falei lá em cima. É ainda mais fácil de se usar que o Virtual PC, basta informar 3 parâmetros a ele: o local onde o WMP11 vais er integrado (no caso a pasta XPCD), o local onde você salvou o arquivo de instalação do WMP 11 e por fim o local onde você salvou as atualizações do WMP 11. Clique em “Slipstream” e espere o fim do processo.


-> Aqui é aconselhável que você selecione todas estas opções como mostrado na figura. Isto impedirá que você selecione para remoção um componente importante e/ou vital para o funcionamento correto do Windows. Feito isso, clique em Ok.


-> Selecione aqui as opções que você deseja remover. Para encurtar o tutorial, reuni tudo que removi nesta fase e estou postando em forma de texto, tudo dividido conforme os nomes que o programa usa:
- Aplicações: Jogos pra internet e wordpad
- Drivers: de vídeo, vídeo antigos, som, lan, modens e wireless.
ATENÇÃO: só remova estes drivers se você, após a personalização, usar integração de drivers, que é outro tuto deste blog.
- Multimídia: Fundos e imagens de dispositivos de jogo; Músicas de exemplo
- Opções do sistema operacional: .NET Framework; Ajuda e suporte do Windows ( nunca ajudou em nada ¬¬" ); assistente de busca (aquele cãozinho chato que não serve pra nada também); Tour do XP; Instalação manual e atualização (não remova esta opção se você decidir usar esta instalação num pendrive, que também é outro tuto do blog, ou se usar a pasta i386 num server para instalação do Windows em rede)
- Rede: Msn explorer; Netmeeting; Windows messenger
- Serviços: nada
- Suporte a hardware: adaptador de série multi-porta
- Suporte a outras linguagens, exceto portugues (portugal), e ingleses
- Teclados, exceto e Português (Brasil-ABNT2)
- DOCS, SUPPORT e VALUEADD da raiz do cd
-> Também pode ser removida manualmente, através do Explorer mesmo, a pasta ”cmpnents” da raiz do CD do XP e as pastas “LANG” (linguagens do Windows. Se você já possui o Windows na sua língua, não precisa desta pasta), “WIN9XMIG”, “WIN9XUPG” e “WINNTUPG”. Estas três últimas provavelmente já serão excluídas se você selecionar para remoção aquela opção de “Instalação manual e atualização”. Mas se você optou por não selecioná-la, então delete manualmente estas pastas, pois elas fazem parte da “atualização” e o que nos interessa preservar no CD, caso for usado no tuto do pen drive, é a parte de “Instalação manual” (arquivos winnt.exe, winnt32.exe e alguns outros).
-> Feito isso, clique em “Próximo”


-> Aqui você vai entrar com as informações de sua preferência em cada campo. A mesma dica que dei no tutorial do pen drive, servira para este: na opção “Modo automático” selecione “Páginas ocultas”, assim o setup irá pedir durante a instalação do Windows que você informe os parâmetros que você deixou em branco nesta fase do tutorial. É justamente esta fase que monta o arquivo de respostas do Windows (winnt.sif) na pasta i386. Qualquer outra dúvida que tiver, consulte os ícones de ajuda assinalados em vermelho na figura. Eles me ajudaram bastante a entender o programa e creio que devem te ajudar também. Mas se mesmo assim não for suficiente, deixe sua dúvida nos comentários que responderei assim que possível. =]



-> Aqui eu costumo não mexer em nada, mas se você optar em mexer, o programa fornece informações de cada item, assim como mostrado na figura.



-> Nesta janela sim pode e eu recomendo fazer algumas modificações interessantes. Mude o número máximo de conexões simultâneas do Windows para 20 ou mais se você quiser. Ativando o suporte para temas não oficiais, você poderá baixar um tema do XP que gostou e que não seja oficial da Microsoft como o Luna por exemplo, que ele vai funcionar do mesmo jeito. Se você ativar esta opção, OBRIGATORIAMENTE também terá que desativar o sistema de proteção de arquivos do Windows, se não ele detectará o arquivo modificado de temas (uxtheme.dll) e então vai ficar aparecendo toda hora uma janelinha pedindo pra você inserir o CD do XP para que o sistema de proteção copie novamente o arquivo original. Feito isso, clique em “Próximo”



-> Na aba “Geral” faça as modificações na aparência do Windows como você preferir e vá para a aba “Serviços”



-> Ultimamente, alguns pc’s andam voltando pra mim com a mensagem de “Você pode ter sido vítima de falsificação”, ou seja, ele fala que o Windows é pirata, mesmo se o serial que eu informei seja original. Isto pode estar acontecendo devido a uma atualização que é baixada e instalada automaticamente pelo serviço de “Atualizações automáticas” que identifica o Windows como pirata. Por isso recomendo nesta parte que você desative estas atualizações e também a central de segurança, para que não fique aparecendo aquele balãozinho ao lado do relógio “As atualizações automáticas estão desativadas. Clique aqui para resolver este problema”. Mas estes itens são opcionais, desative se quiser. Se acontecer o mesmo problema que aconteceu comigo, você pode revalidar o XP com um desses ativadores que tem pra baixar por aí como eu disse e então desativar as atualizações pelo próprio Windows. Se isso não funcionar, o jeito é só formatando novamente mesmo e desativando as atualizações logo depois do primeiro login, para que o sistema não baixe mais a tal atualização.



-> Chegamos enfim à fase final da personalização. Nesta fase ele irá fazer todas as alterações que você configurou anteriormente. É também nesta fase que o programa informará qualquer erro ocorrido na personalização. Clique em “Sim” e fique acompanhando o processo para ver se ele mostra alguma janela de erro.


-> Esta janela só aparecerá se você selecionou a opção “Criar imagem iso auto executável” no começo do programa. Selecione a opção desejada em “Modo” (criar imagem, gravação direta, limpar rw ou gravar imagem), dê um nome a sua instalação, deixe os outros valores em padrão e clique em “Criar iso” ou outra coisa que estiver escrita no botão marcado, dependendo da opção que você escolheu no “Modo”.
-> Será mostrado o progresso na barra que aparece e quando aparecer o aviso de que o processo terminou, clique em “Próximo” para finalizar o programa.



-> Vai aparecer esta janela, só clicar em “Finalizar” e pronto!! Agora você já tem sua cópia do Windows personalizada do seu jeito!!
-> Dúvidas, sugestões e elogios postem aí... =]
















[TUTORIAL] - Integrando drivers na instalação do XP com DriverPacks

Elaborado por João Freitas Brandão Neto
www.xpnopendrive.blogspot.com


14/08/2009: Atualizado - Nota de esclarecimento
10/03/2009: Tuto atualizado - mudança de nome da pasta "DriverPacks" para "DRIVERS" para evitar confusões.


Neste tutorial ensinarei como integrar drivers na instalação do Windows XP.

1º Passo: Baixando os arquivos necessários


-> Acesse o site http://driverpacks.net/DriverPacks/ e baixe todos os DriverPacks ( pacotes de driver ) que aparecem na lista, como abaixo. Ou siga os links da própria lista que postei.



DriverPack Chipset
DriverPack CPU
DriverPack Graphics A
DriverPack Graphics B
DriverPack Graphics C
DriverPack LAN
DriverPack MassStorage
DriverPack Sound A
DriverPack Sound B
DriverPack WLAN

Baixe também o DriverPacks BASE. Ele é o programa que vai tratar de integrar os drivers na pasta do XP.

2º Passo: Instalando o programa DP BASE

-> Crie uma pasta no seu computador, onde quiser, chamada "DRIVERS" por exemplo.
-> Copie o arquivo DriverPacks BASE para esta pasta e execute-o. Aparecerão as seguintes pastas:


-> Agora copie todos os pacotes para dentro da pasta DriverPacks mostrada acima.

-> Não se esqueça também de copiar o conteúdo do CD do XP para uma pasta qualquer do seu pc, é claro. Afinal, depois de gravado não tem mais como mexer num CD =P
-> Pronto! Fase 2 concluída.

3º Passo: Integrando os drivers

-> ATENÇÃO: se depois que você abrir o programa, ficar aparecendo uma mensagem de "Portugues (Brazil) é inválido" ou coisa parecida, basta acessar o link http://bugtracker.driverpacks.net/my_view_page.php que também pode ser acessado a partir da página principal do site que passei lá em cima. Nesse link você deve procurar nas listas o update de tradução para Português Brasil. Salve o arquivo em qualquer pasta do seu pc, depois copie-o para a pasta "lng" dentro da pasta "DRIVERS". Reinicie o programa e tudo ficará OK de novo.
-> Execute o arquivo DPs_BASE ( atenção! não é o DPs_BASE_8123 ) e vai aparecer a seguinte janela:


-> Selecione a linguagem, clique em aplicar e depois em avançar ( botão ">" )



-> No nosso caso, escolha a opção "Disco inicializável" como na figura e clique em "Procurar". Vai abrir então uma janelinha onde você deve indicar a pasta onde você copiou o conteúdo do CD do XP. Aponte ela e dê OK.

-> Feito isso, clique em avançar.



-> Nesta parte, selecione todas as opções, para que assim todos os drivers sejam integrados na instalação. Note que é importante estar selecionada a opção "DriverPacks MassStorage text mode". É ela quem vai carregar os drivers de controlador SATA no início da instalação do windows, para que o setup do windows reconheça os HD's SATA instalados.

-> Agora escolha umas das opções de integração. Eu uso e recomendo a opção 2, pois a 1 sempre dá um erro que diz que a quantidade de caracteres excedeu o limite no bloco de notas. A opção 2 sempre funcionou perfeitamente e é ótima também.



-> Aqui você escolherá o modo do finalizador. O finalizador é o programa que limpará as pastas que não serão amis usadas após a instalação do windows. Também uso e recomendo o modo GUIRunOnce, que executa o programa durante o primeiro login do windows. Mas sintam-se à vontade para usar os outros métodos que também dão certo, apesar que acho desnecessário.



-> O KTD é uma ferramenta que mantém os drivers no HD mesmo depois do fim da instalação, para que quando se instalar um dispositivo novo no pc, ele seja reconhecido automaticamente. Eu particularmente não uso, pois todo dispositivo novo vem com Cd de instalação. E a pasta do que o KTD deixa no HD pode chegar a mais de 2GB !!! Por isso mantenho ele desativado.



-> Aqui você ativará o QSC. Isso agilizará os processos de integração futuros. Delete o diretório do QSC ( que estara na msm pasta que vc instalou o programa ) somente se um dia você atualizar um dos DriverPacks.


-> Nas configurações opcionais eu desativo tudo. Não sei bem pra que serve, mas ele fala alguma coisa sobre Painéis de controle das placas de vídeo da ATI e da Nvidia. Só não sei onde eles se encaixam nisso tudo. Mas como dito antes, é OPCIONAL, não vai fazer falta nem causar defeito no processo. Eu nunca utilizei, mas sintam-se à vontade novamente pra testar e, se quiserem, pra comentar os resultados também.




-> Aqui você confere uma visão geral das suas configurações e pode também salvar um modelo dela, caso queira usar em integrações futuras, clicando em "Exportar configurações".


-> Nesta janela o programa checa se há atualizações disponíveis no site. Se houver, selecione a opção desejada e clique em "Update selecionado". O programa atualizará automaticamente o DriverPack selecionado e depois é só continuar normalmente clicando em avançar como sempre.


-> Agora é só clicar em "Integrar" e deixar que o programa faça o resto. O processo durará alguns minutos, varia muito dependendo da velocidade da sua máquina. Para conferir se deu tudo certo, vá na pasta do programa (DRIVERS) e procure por um bloco de notas com o nome DPs_BASE. É o log de eventos do programa. Procure em algum lugar dele pela frase: "Slipstream finished in xx minutes and xx seconds." onde os "xx" são números. Se apareceu isto e não apareceu nenhuma palavra "error" em nenhuma parte do log, então é porque deu tudo certo mesmo!! =)
Pronto!! Agora você já tem uma pasta com a instalação do XP com drivers para 99% dos hardwares existentes por aí.
-> Um detalhe interessante no programa DP_BASE é que ele detecta automaticamente se a pasta que você escolheu já continha uma integração antiga ou não. E se existir, ele próprio limpa a pasta desses arquivos e recomeça todo o processo do ZERO. Assim não é preciso copiar o CD do XP toda vez que for fazer uma integração ou se a integração atual apresentou alguma falha ou erro durante o processo.
NOTA DE ESCLARECIMENTO: Os driverpacks serão integrados diretamente na pasta do Windows que vc copiou pro pc. Qdo vc fizer a gravação num CD ou a montagem no pen drive, os driverpacks serão copiados automaticamente
Dúvidas, sugestões e elogios... postem aí =D





quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

[TUTORIAL] - Instale o XP a partir de um pendrive

Tuto atualizado: 23/02/2009 - Esclarecimento quanto ao comando do cmd na hora de usar o bootsect.exe e respectivos exemplos.
Tuto atualizado: 11/02/2009 - Alguns erros ortográficos corrigidos, adição de algumas informações importantes e links.
___________________________________________________________
Tutorial traduzido por:
Edinaldo Lemos
e modificado por:
João Freitas Brandão Neto
O objetivo inicial deste tutorial, segundo os blogs original e o adaptado p/ PT-BR, era ensinar como instalar o Windows XP no Asus EEEPc a partir de um pendrive, já que este NB não possui drive de cd e não é todo mundo que possui um drive USB externo em casa.

Bem, particularmente, gostei da idéia de passar a instalação pro pendrive, pois ela se torna mais rápida (acreditem... formatei um HD e instalei o XP nele em 28 minutos!!) e te dá a chance de mecher nos arquivos internos na hora que você quiser, sem precisar refazer todo o tutorial. Era uma coisa que ha tempos tentava fazer, mas sem sucesso. E como os blogs acima não estavam nenhum pouco preocupados com outros aspectos do XP, por exemplo, instalação não assistida (nLite) e integrada (DriverPacks), daí resolvi “repostar” o tuto com tais aspectos e várias dicas que podem ser seguidas para deixar sua instalação o mais parecida possível com a instalação original criada no nLite e DriverPacks BASE. E também respondendo as dúvidas e ajudando no que for possível.

Lembrando que eu não desenvolvi nenhum dos programas usados neste tutorial. Apenas tenho experiência de uso e curiosidade o bastante para saber um pouco mais sobre como o usb_prep8 funciona.

Deixo todos os créditos para o amigo Edinaldo do blog
cuibanotech que traduziu o blog original.

Estou repostando este tuto apenas com a intenção de ajudar pessoas com a mesma intenção que eu: criar uma instalação do XP no pendrive para ser usada em qualquer PC, seja o Asus EEE ou um Desktop comum e que permita as modificações do nLite.

Mas antes de começarmos, aí vão algumas orientações pra deixá-los mais por dentro do assunto:

- Só funciona com USB 2.0 ou posterior, 1.1 não
- Se o “xpsource” (fonte dos arquivos de instalação) for uma instalação modificada no nLite, esta deve conter os arquivos de instalação manual (winnt32.exe e outros). É só não selecionar a opção para remover "Arquivos de instalação manual e atualização" no nLite.
- O programa PeToUsb só detecta pen drives de até 4GB, não mais q isso, e não tem suporte para o Windows Vista. Portanto o tutorial deve ser seguido em uma máquina rodando XP e com um pen drive de 2GB no mínimo (já consegui com 1GB, mas o tuto original rcomenda 2GB.. não sei pq xD)
- Os arquivos winnt.sif e winnt_dp.sif (em caso de DriverPacks integrados na instalação) serão copiados para a pasta $WIN_NT$.~BT do pen drive. É a pasta onde estão os arquivos de boot do Windows (BooT > BT > $WIN_NT$.~BT). Mais pra frente ensinarei como configurá-los corretamente.
- Há outro arquivo winnt.sif na pasta $WIN_NT$.~LS, este arquivo vem da pasta que você escolhe como “xpsource” na 1ª fase do tutorial, mas não é usado em momento algum do setup. Ou seja, o que funciona mesmo é o winnt.sif da pasta $WIN_NT$.~BT
- A conta de usuário (UserXP) que seria criada pelo setup no tuto antigo não tem privilégios de administrador e por isso não permite executar o DPsFnshr.exe. Por isso deve-se removê-la do setup, excluindo os arquivos “useraccounts.cmd” e “autologon_reg” da pasta $OEM$ e a respectiva entradas no CMDLINES.TXT ("useraccounts.cmd"), para que assim você possa criar sua própria conta de usuário com o nome que desejar e com privilégios de administrador. Só assim o DPsFnshr.exe funcionará corretamente.
- Se quiser também pode excluir ( e eu recomendo fazer isso) todas aquelas entradas de registro que ficam dentro da pasta $OEM$ do pendrive e suas respectivas entradas no arquivo CMDLINES.TXT.

Configurando o arquivo de respostas winnt.sif e winnt_dp.sif:

- Na guia [Data] as linhas AutoPartition e MsDosInitiated devem ter o valor definido para 1.
- Delete a linha “unattendswitch=Yes” .: assim você passará pelo “Windows Welcome”, que é o assistente de configuração do Windows e aparece após o GUIMode Setup, logo antes do logon definitivo. É importante você passar por essa configuração pois nela você vai criar as contas de usuário e deixar de usar a conta “UserXP” que não tinha privilégios de administrador. Fica assim então:

[Data]
AutoPartition=1
MsDosInitiated="1"
UnattendedInstall="Yes"
floppyless="1"
UseSignatures="no"
InstallDir="\WINDOWS"
EulaComplete="1"
winntupgrade="no"
win9xupgrade="no"

- Na guia [Unattended] há uma observação dizendo que ela deve ser removida completamente da instalação a partir do pendrive. Acontece o seguinte: se você usar ela do jeito que usa na INSTALAÇÃO POR CD, o setup dará um erro logo após carregar os drivers do modo text e antes de aparecer as partições disponíveis no disco, dizendo: “Insira o CD com a etiqueta Windows XP Service Pack 3 e pressione uma tecla quando estiver pronto”. Pois bem, fazendo vários testes, descobri que não é preciso excluí-la completamente, aliás, se não usarmos a opção “OemPreInstall=Yes”, o setup não copiará os arquivos que você colocou na pasta $OEM$. Basta não usar a opção ”Unattendedmode=xxxxxx”. Ao apagar essa opção ou desativá-la, o setup vai usar o valor padrão, que é Unattendedmode=DefaultHide, que na minha opinião é a melhor opção a se usar. Ela te dá a opção de informar, durante a instalação, os parâmetros que você quiser e estiverem faltando no winnt.sif, por exemplo, cd-key, nome e organização (só se estes não tiverem sido informados, é claro).
No meu arquivo, usei na forma abaixo e a instalação correu perfeitamente sem erros. Sintam-se à vontade para copiar. Aliás, acho que se for de outra forma, o setup pode não correr como esperado.

[Unattended]
UnattendSwitch="No"
OemSkipEula="Yes"
FileSystem=*
WaitForReboot="No"
NoWaitAfterTextMode=1
NoWaitAfterGUIMode=1
OemPreinstall=Yes
DriverSigningPolicy=Ignore
NonDriverSigningPolicy=Ignore

- Na guia [UserData] coloque as informações que você preferir. Eu, por exemplo, não usei: nome, organização nem nome do computador fornecidos pelo usb_prep8. Ficou assim:


[UserData]
productid="xxxxx-xxxxx-xxxxx-xxxxx-xxxxx"
productkey="xxxxx-xxxxx-xxxxx-xxxxx-xxxxx"
FullName=""
OrgName=""

É claro que usei um serial, mas isso, cada um tem o seu eu acredito. As aspas servem para o setup te perguntar qual informação você que colocar naqueles campos. Removi “ComputerName” porque costumo dar nomes às maquinas que formato, mas deixando “ComputerName=*” o setup vai usar um nome padrão fornecido pelo próprio setup.

O resto das abas, você copia do winnt.sif feito pelo nLite, que de certo estará na sua pasta de instalação do XP que você tem salvo no HD (\i386\winnt.sif)
Mas lembre-se: você não deve substituir o arquivo winnt.sif da pasta usb_prep8 pelo seu originário do nLite. Isso é que faz dar o erro que descrevi ali em cima. Use ele apenas para se basear e modificar o winnt.sif da pasta usb_prep8 a seu padrão.
- A mesma modificação que você fizer no arquivo winnt.sif, também deverá ser feita no arquivo winnt_dp.sif, também contido na pasta usb_prep8. Porém não deve mudar a última parte do winnt.sif, que posui um "ponto e vírgula" (;) antes do commando {command9="%SystemDrive%\DPsFnshr.exe"}. É isso que o diferencia do wnnt_dp.sif. O usb_prep8.cmd identifica se a XPSOURCE utiliza DriverPacks ou não e automaticamente usa um dos arquivos na montagem do pen drive: sem DriverPacks = winnt.sif (sem command9) ; com DriverPacks = winnt_dp.sif (com command9), que é automaticamente copiado com o mesmo nome de winnt.sif na instalação.
OBS.: Após a montagem do pendrive, a guia [Unattended] pode sumir. Por isso, depois que terminar tudo, abra a pasta $WIN_NT$.~BT e verifique o winnt.sif contido nela para ver se ele contém todas as informações.
Mais informações sobre o arquivo winnt.sif e suas funções na instalação não assistida, consulte o arquivo de referência ( ref.chm ) do kit Deployment Tools do Windows XP: Windows XP Service Pack 3 Deployment Tools


OK, então agora vamos pra parte divertida =P

O tutorial é composto de 2 partes: Criação do pendrive e Instalação do Windows

-> 1ª Parte: Criação do Pendrive bootável
____________________________________________________

Você vai precisar de:


- CD de instalação ou pasta salva no pc com os arquivos de instalação do XP SP2 ou SP3;
- Pendrive de 2GB ou 4GB (1GB pode dar certo, mas não garanto)
- Os programas: USB_PREP8, PeToUSB , e Bootsect.exe

= Extraindo os Arquivos =

- Crie uma pasta no seu disco C:\ por exemplo: XPonUSB ou outro nome qualquer
- Extraia os arquivos do arquivo Bootsect.zip , USB_PREP8, PeToUSB.
- Copie o arquivo executável PeToUSB para dentro do diretório USB_prep8.

Feito isso, vamos para montagem do pendrive propriamente dita:

- Abra a pasta \usb_prep8 e execute o arquivo usb_prep8.cmd
Vai abrir uma janela como esta










- Pressione qualquer tecla e depois aparecerá a seguinte janela





- Certifique-se de que as opções estão iguais à imagem acima
- Click em "Start" para iniciar a formatação do pendrive (todos os dados serão apagados).
- Quando a formatação completar, não feche esta janela.
- Abra uma janela de prompt: Iniciar>Executar> cmd
- Dentro do prompt digite "C:\bootsect.exe /nt52 R:" ,isso é claro se você salvou o bootsect.exe no drive C:, se não, digite o caminho correspondente no cmd...lembrando que R: é a letra do drive do seu pendrive.
EXEMPLO: no cmd aparecerá geralemnte assim:
C:\Documents and settings\User>
não precisa dar comando adicional nenhum.. basta digitar o caminho correto na frente do que aparece:
C:\Documents and settings\User>C:\bootsect.exe /nt52 R: (no caso de bootsect em C:)
Se você salvou em outro diretório e este diretório tem 2 ou mais nomes (exemplo: xp na usb), não esqueça de colcocar todo o CAMINHO entre aspas:
C:\Documents and settings\User>"C:\xp na usb\bootsect.exe" /nt52 R:
- Se tudo estiver correto você receberá a seguinte mensagem: "bootcode was sucessfully updated on all targeted volumes."
- NÃO FECHE a janela usb_prep8. Agora você pode fechar este prompt de comando e a janela do PeToUSB.
- Aparecerá então a janela abaixo







- Agora você precisa entrar com as informações corretas nos números 1 e 3.
- Digite 1 e pressione "Enter". Um gerenciador de diretórios irá abrir para você localizar os seus arquivos de instalação do Windows XP (XPSOURCE), que pode ser direto do drive de cd, ou no nosso caso a pasta que você trabalhou com o nLite e DriverPacks.
- Digite 3 e pressione "Enter". Entre com a letra da unidade de disco que representa seu pendrive (E, F, G, ou seja lá qual for).
- Digite 4 para iniciar o processo de cópia.
- O script irá perguntar se você quer formatar o drive T:. Este drive temporário é criado para instalação do programa em cache. Pressione "Y" e "Enter".
- Terminada a formatação novamente pressione "Enter" para continuar, você verá o programa copiando os arquivos para o drive temporário criado. Terminado a cópia, novamente pressione "Enter" para continuar.
- Você receberá uma mensagem perguntando se vc quer copiar os arquivos para o pendrive: Yes/No, click Yes.
- Terminando a cópia dos arquivos, uma janela perguntará se você quer que o boot drive U: seja o drive de boot preferencial. No tutorial original, fala pra selecionar "Yes", acho que é nesta parte se configura o boot.ini que será usado pelo Windows. Sempre quando termina a instalação, você deve editar o boot.ini, excluíndo a última linha para que o boot dê certo pelo HD. Em todo caso selecione "No" nesta janela. Ou quem quiser selecionar "Yes" para testar o resultado do boot.ini no final de tudo e postar aqui pra gente, fiquem à vontade e não se preocupem. Não é isso que vai impedir a instalação do XP.
- Agora selecione "Yes" para desmontar (Unmount) o drive virtual.

Parabéns!!! Terminamos a primeira parte, e você já tem um pendrive bootável com os arquivos do Windows XP modificado pelo nLite e DriverPacks BASE funcionando perfeitamente.


-> 2ª Parte: Instalando e configurando o Windows XP

____________________________________________________


- Primeiro você deve informar ao pc para que procure o boot no Pendrive. Isso pode ser feito facilmente na BIOS, configurando o "Boot Device Priority" ou algo parecido com isso, dependendo da BIOS. Deixe o "1st boot device" apontado para seu pen drive, salve e reinicie o pc.
- Ou também você pode bootar pelo pendrive apertando a tecla correspondente ao menu de boot do seu pc (o próprio pc informa qual tecla é essa na primeira tela que aparece). No meu caso foi a F11. Porém, usando essa tecla, você deverá apertá-la toda vez que o pc reiniciar para que você continue bootando pelo pen e escolhendo a opção correta

- Depois que o pc procurar o boot no pendrive, aparecerão 2 opções de boot. Escolha a opção 2, de baixo, que é o início do setup no modo text.

- Agora é como se fosse uma instalação normal do XP. Ele vai carregar os drivers do modo text e vai então mostrar os discos do computador, pra você escolher em qual vai ser instalado o XP. OBS.: pode ser que ele escolha sozinho a partição C: como destino da instalação. Pressione ESC que o setup volta à tela normal com todos os discos do computador, confira se está tudo certinho com a unidade escolhida, dê Enter, escolha o tipo de formatação, sistema de arquivos e deixe que o setup faz o resto.

Daí pra frente ele vai copiar os arquivos de instalação e vai reiniciar o pc para então entrar no setup em modo gráfico (GUI Mode), aquela parte que fala: "O programa de instalação terminará em aproximadamente 39 minutos"

Nessa hora você deve se assegurar que o pc vai bootar pelo pendrive novamente e quando aparecer de novo aquelas 2 opções, escolha a opção "1": GUI mode + install XP, uma coisa assim.

Agora é mamão com açúcar. Complete as informações que estiverem faltando, à seu gosto, e espere o término da instalação. O pc vai reiniciar de novo, faça ainda o boot pelo pendrive e escolha novamente a opção "1" (pela última vez).

Agora você vai entrar na parte de configuração das contas, assim como era na instalação por CD. Só estou falando essas coisas aqui para que sirva de orientação pra vocês. Crie suas contas e configure normalmente do jeito que você sempre fez na instalação por CD.

Agora sim. Você tem o XP instalado e configurado. Na hora do primeiro Logon, entrará em cena o programa do DriverPacks (DPFnshr.exe) para concluir a instalação (se você usou a integração de drivers na instalação, é claro).

Feito isso, agora você já pode remover seu pendrive da USB e usar o pc normalmente.

ATENÇÃO!!! : Se depois que você remover o pendrive e reiniciar o pc e aparecer a seguinte mensagem pra você no boot:

Selecione o sistema operacional a ser iniciado:
1) Microsoft Windows XP Professional

2) USB Repair NOT to Start Microsoft Windows XP Professional

Basta você escolher a opção 1, abrir o arquivo Boot.ini que está na unidade C:\ e apagar a última linha dele e pronto! Problema resolvido.

Espero que tenham gostado do tutorial. Pra quem quiser, também é possível guardar arquivos normalmente no pendrive do XP. Isso não vai interferir na instalação do XP nem na integridade dos arquivos guardados.

Dúvidas, sugestões e elogios (hehehe) postem aí em baixo que respondo assim que for possível.

Abraços!!!